Asma em Crianças: Sintomas, causas e como controlar com segurança.

Saiba tudo sobre asma em crianças: sintomas, causas das crises, tratamento e como controlar para garantir qualidade de vida. Leia o guia

A asma infantil é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns na infância. Conhecida por muitos como bronquite asmática, essa condição pode assustar pais, especialmente durante as crises.

Mas a boa notícia é: asma tem controle e tratamento!

O Que É Asma?

A asma é uma doença crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas, ou seja, os brônquios ficam mais sensíveis e reagem de forma exagerada a alguns gatilhos.

Sintomas de Asma em Crianças

Os sintomas costumam aparecer em crises que variam de leves a graves. Os mais comuns são: Chiado no peito (sibilância), tosse persistente, principalmente à noite, falta de ar ou cansaço ao brincar, sensação de aperto no peito, respiração ofegante ou rápida.

O Que Pode Causar Crises de Asma?

As crises de asma podem ser desencadeadas por diversos fatores, conhecidos como gatilhos respiratórios:

  • Mudança de temperatura
  • Infecções respiratórias (como gripes e resfriados)
  • Poeira doméstica
  • Ácaros e mofo
  • Fumaça de cigarro
  • Pólen e poluição
  • Cheiros fortes (perfumes, produtos de limpeza)
  • Pelo de animais

Cada criança pode reagir de forma diferente a esses estímulos. A maioria reage a alguns deles e não a todos, como muitos acreditam. Então, antes de suspender alimentos ou atividades das crianças, a avaliação e conversa com sua médica é fundamental.

Asma Tem Cura?

A asma não tem cura definitiva, mas tem controle eficaz.
Com o tratamento adequado, a criança pode levar uma vida completamente normal, brincar, correr, estudar e praticar esportes sem restrições.
Esse é o meu objetivo. E tenho a alegria de presenciar essa conquista todos os dias.

Como é o Tratamento da Asma?

O tratamento da asma tem dois pilares principais:

1. Medicação de controle

  • Usada todos os dias, mesmo sem sintomas
  • Geralmente são corticosteroides inalados (como beclometasona) isolados ou combinados. Mas atualmente há muitas novidades com diversas formas de aplicação para proteção pulmonar.

2. Medicação de alívio

  • Usada somente em crises
  • Exemplo: salbutamol (“bombinha azul”)

Além disso, é fundamental identificar e evitar os gatilhos ambientais que provocam as crises, melhorar estilo de vida, cuidar da alimentação, sono, vacinação.
A avaliação e cuidado é completo e muito promissor.

Quando Procurar o Pneumopediatra?

Se você notar que seu a criança apresenta sintomas persistentes, como tosse noturna frequente, chiado no peito ou dificuldade para respirar após atividades simples, procure uma pneumologista pediátrica.

Um diagnóstico precoce e um plano de tratamento individualizado fazem toda a diferença, as crianças conseguem ter vida normal, aproveitando a infância por completo, promovendo uma saúde respiratória para vida toda.

Tenho a felicidade de já ter contribuído para que muitas crianças possam ter essa infância protegida.

 

Precisa de ajuda?